Dia dos Namorados e as vendas devem aumentar 2% em Roraima

O volume de vendas do comércio varejista para o próximo Dia dos Namorados deverá registrar alta em Roraima de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.

Segundo estimativas da Fecomércio-RR, a sexta data comemorativa mais importante do calendário varejista brasileiro, deve movimentar em Roraima aproximadamente R$ 2,6 milhões em 2019. A expectativa é confirmada pelos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que confirma o resultado das vendas registrando a terceira alta consecutiva.

Para o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de Roraima, Fábio Martinez, “os principais segmentos que movimentam as vendas são de vestuário, acessórios, perfumaria, eletrônicos e artigos pessoais. Outro setor bastante procurado nessa data é o serviço de bares, restaurantes e similares”.

Segmento de destaque

Carro-chefe das vendas associadas à data, o segmento de vestuário e acessórios deverá registrar alta de 3,1% em relação à mesma data do ano passado. Esse ramo deverá movimentar o equivalente a 37,4% da movimentação financeira total esperada.

Estratégias

Para a CNC, o varejo deverá continuar investindo em liquidações, oferecendo linhas de produtos a preços menores do que no mesmo período do ano passado, especialmente nos ramos de vestuário e cosméticos, tais como roupas femininas (-3,0%), tênis (-2,6%), artigos de maquiagem (-2,6%) e bolsas (-2,4%). Em contrapartida, os preços de serviços como excursões (+16,4%) estarão significativamente mais altos do que no mesmo período de 2018.