Intenção de consumo das famílias permanece estável

Artigo Técnico 15/2018 de 26 de março de 2019

Intenção de consumo das famílias permanece estável

Segundo dados Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de março o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 100,9 pontos, apresentando uma pequena queda de 0,2 pontos percentuais em relação a fevereiro.

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Dentre os índices que compõem o ICF o que apresenta o maior valor continua sendo o da perspectiva profissional, com 144,1 pontos, o que mostra que os consumidores estão confiantes quanto ao seu futuro profissional.

Outros índices que ficaram acima do nível de indiferença (100 pontos) foram o da perspectiva de consumo com 122,8 pontos; o do emprego atual com 115 pontos; e a renda atual, que também registrou valor de 115 pontos.

Por outro lado, as famílias roraimenses estão pessimistas em relação ao momento para comprar bens duráveis, com índice de apenas 51,7 pontos, bem como o nível atual de consumo, sendo que para 43,4% dos entrevistados, o consumo atual está abaixo do que eles costumavam ter.