Número de empregos formais no turismo em Roraima cresce em 2019

Um dos setores que movimenta a economia em Roraima é o turismo. Ele é responsável pelo desenvolvimento dos municípios e geração de empregos formais. Segundo análise feita pela Fecomércio-RR com base no estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as atividades diretamente ligadas ao turismo em Roraima criaram novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro de 2019, com o crescimento de 148%. Para o economista da Federação, Fábio Martinez, “o resultado é bem expressivo já que no primeiro mês do ano a geração de empregos formais teve saldo negativo de 300 postos de trabalho, mostrando que sem as contratações que ocorreram nas atividades ligadas ao turismo o resultado poderia ser ainda muito pior”.

A criação de empregos do turismo concentrou-se nos segmentos de alimentação e hospedagem, que juntos geraram 77 empregos com carteira assinada. Para a Presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e do CETURR – Conselho Empresarial de Turismo de Roraima, Tereza Mota, “o turismo em Roraima atrai as pessoas que procuram contato com a natureza. Esse turismo gera emprego não só para o empresário, mas também para os moradores dos municípios que recebem os visitantes. Um exemplo é o Tepequém, que hoje recebe centenas de turistas nos fins de semana e movimenta a economia na localidade. O turismo hoje em Roraima é o elo para a gente crescer não só financeiramente, mas para mostrar ao mundo as nossas potencialidades e as nossas belezas naturais tão diferentes de outras regiões da Amazônia”.

Atividades ligadas diretamente ao turismo em Roraima, representam cerca de 9% do total de trabalhadores formais empregados no Estado. Para o Presidente da Fecomércio, Ademir dos Santos, “é importante apoiar esse setor e incentivar ações para o desenvolvimento econômico e social. A Federação do Comércio, juntamente com a CNC vem trabalhando para que o turismo se torne uma grande fonte de receita para o Estado, com a exploração de suas belezas naturais, que vem atraído pessoas do mundo inteiro”.

“Outro avanço para o setor é a inauguração este ano do Hotel Sesc Tepequém com uma nova roupagem, trazendo mais comodidade e modernidade para os nossos turistas, que vão poder desfrutar das belezas exóticas do local”, destacou ainda o Presidente da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos.

Primeiro Salão de Turismo de Roraima

A Fecomércio em Roraima apoiou o primeiro salão do turismo, que reuniu empresas que trabalham com o setor no Estado. Foram 3 dias de palestras e ações que mostraram as potencialidades do Extremo Norte brasileiro. Representantes do CETURR – o Conselho Empresarial de Turismo de Roraima, ligado a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de Roraima, estiveram presentes e destacaram a importância de desenvolver eventos para incentivar o setor.