Artigo Técnico 09/2018 de 21 de fevereiro de 2018
Cresce a intenção de consumo das famílias roraimenses
Segundo dados Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de fevereiro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 101,1 pontos, ultrapassando assim, depois de 45 meses seguidos, o índice de indiferença (100 pontos). O resultado apresentado neste mês foi o mais alto desde março de 2015, quando o índice foi de 111,4 pontos.
Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses
Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR
Na comparação com o mês de janeiro deste ano, houve um crescimento de 8,5%, essa melhora se deve principalmente pelo aumento da intenção dos consumidores de compra de bens duráveis, crescendo 45,4% em fevereiro.
Outros índices, que compõem o ICF que apresentaram melhoras significativas foram: perspectiva quanto ao consumo atual, crescendo 14,9%, e a intenção de consumo a prazo, aumentando 14,5%.
O índice com o maior valor continua sendo o da perspectiva profissional, com 141 pontos, o que mostra que os consumidores estão confiantes quanto ao seu futuro profissional, fazendo com que eles tenham mais confiança e aumentar o seu consumo pessoal.
FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077