Setor de serviços cai pelo segundo ano seguido

Artigo Técnico 08/2018 de 15 de fevereiro de 2018

Setor de serviços cai pelo segundo ano seguido

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), elaborada pelo IBGE, mostra que no ano passado o volume de vendas no setor de serviços caiu -0,6%, acompanhando assim a queda da maioria dos Estados brasileiros, com exceção de São Paulo (+2,1%), Santa Catarina (+1,7%), Distrito Federal (+1,3%) e Mato Grosso (+0,1%).

Esta foi a segunda queda seguida dos Serviços aqui em Roraima, acumulando perdas acumuladas de -11%, atingindo assim o menor patamar para o Setor de Serviços nos últimos 7 anos.

Gráfico 1 – Variação percentual do volume de serviços no acumulado do ano

Fonte: PMS/IBGE

Apesar desta pesquisa não apresentar abertura por segmento de Serviço para o Estado de Roraima, ao analisar outros indicadores, como a geração de empregos em 2018, observamos que o setor que sofreu a maior queda no ano passado foi o de serviços terceirizados, mais especificamente aqueles que atendem as necessidades do Governo Estadual. Outro setor que também apresentou queda foi o de Ensino.

Por outro lado, as atividades ligadas ao Turismo, como a hospedagem, alimentação e transporte, apresentaram crescimento em 2018, assim como os serviços de saúde e os financeiros.