FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Câncer de pele não tira férias

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer da pele corresponde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. Cerca de 180 mil novos casos são registrados por ano. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. 

Em Roraima, nos últimos dois anos foram registrados 360 casos de câncer de pele, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. É o Estado que mais registra casos da doença no Brasil.

De acordo com dermatologistas, o alto índice está ligado ao fato da localização geográfica. Roraima é o Estado mais próximo da Linha do Equador e com isso os moradores estão mais expostos aos raios ultravioletas A e B.

O melhor tratamento ainda é a prevenção. No laboratório de análises clínicas do Instituto Fecomércio, profissionais qualificados fazem a coleta do material para exame de biopsia. O bioquímico Edilson da Silva, explica que “o melhor caminho é procurar primeiro um médico, que vai saber orientar e encaminhar os exames de acordo com as necessidades de cada paciente”.

O laboratório do Instituto Fecomércio possui equipamentos de alta tecnologia e com preços diferenciados do comércio.  

Como se prevenir:

– Evite o sol entre 10h e 16h

– Utilize protetor solar

– Utilize boné ou chapéu

– Peças de roupa protegem a pelo 100%

– Beba muita água

– Use óculos escuros que tenham proteção UVA e UVB

Facebook
Twitter
Email
Imprimir