FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Cai o número de empregos formais no turismo de Roraima no mês outubro

Artigo Técnico 45/2018 de 10 de dezembro de 2018

Segundo análise feita pela Fecomércio-RR com base no estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que após dois meses seguidos de aumento no número de empregos formais no turismo roraimenses no mês de outubro deste ano fechou com saldo negativo de -6 postos de trabalho com carteira assinada.

Este resultado deve-se por conta da queda no número de empregos nos segmentos de hospedagem e alimentação, com uma retração de -6 postos de trabalho; o segmento de cultura e laser também apresentou uma pequena queda de -1 posto de trabalho. O segmento de transporte de passageiros foi o único que apresentou um pequeno resultado positivo no mês de outubro.

Tabela 1 – Saldo de empregos formais no turismo em Roraima

SetoresSaldo de empregos formais
Outubro de 2018Acumulado no ano
Agentes de viagens0-14
Cultura e lazer-12
Hospedagem e alimentação-699
Transporte de Passageiros1-7
Total-680

Fonte: CNC; Elaboração: Fecomércio-RR

No acumulado do ano a geração de empregos formais no turismo de Roraima ainda é positivo, sendo criados de janeiro a outubro deste ano 80 novos postos de trabalho com carteira assinada, quase todos de hospedagem e alimentação (99), por outro lado agentes de viagem e transporte de passageiros tiveram resultado negativo, -14 e -7 respectivamente.

O turismo representa cerca de 8,5% do total de empregos formais em Roraima, para dinamizar e desenvolver este setor foi reunido pela primeira vez aqui no Estado no dia 03/12 o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, ligado ao Sistema Fecomércio. O Conselho atua no planejamento e no apoio das ações para o crescimento da atividade e na divulgação e promoção do Sistema-CNC-Sesc-Senac em eventos do setor.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir