Turismo representa cerca de 8% dos empregos formais em Roraima

Artigo Técnico 36/2018 de 10 de outubro de 2018

Turismo representa cerca de 8% dos empregos formais em Roraima

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o segmento do turismo em Roraima emprega 4.315 pessoas com carteira assinada, o que representa cerca de 8% do total de trabalhadores formais no Estado.

Gráfico 1 – Empregos no setor de turismo em Roraima por segmento – agosto de 2018

Fonte: CNC

A maior parte destes trabalhadores (2.999) estão empregados nas atividades de hospedagem e alimentação, seguido pelo transporte de passageiros (872), agentes de viagens (306) e por último os funcionários das atividades culturais e de lazer (138).

De janeiro até agosto de 2018, o número de trabalhadores que atuam com atividades ligadas ao turismo cresceu 0,33%, o que representa um aumento de 14 vagas de empregos a mais. Contudo, apesar do resultado positivo no acumulado do ano, isso se deve apenas a geração de empregos nas atividades de hospedagem e alimentação, que juntas criaram 46 novas vagas de emprego em 2018.

Enquanto que os trabalhadores de agências de viagens perderam 18 vagas, os que atuam em atividades culturais ou de lazer perderam 9 vagas, e os empregados no transporte de passageiros perderam 5 vagas.