Análise das atividades econômicas que fazem parte da FECOMERCIO/RR

Artigo Técnico 20/2018 de 03 de julho de 2018

Análise das atividades econômicas que fazem parte da FECOMERCIO/RR.

A Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (FECOMERCIO/RR) abrange empresas de diversos segmentos do setor terciário da economia, as principais atividades econômicas que o compõem são: Comércio; Atividades Imobiliárias; e Serviços de Alojamento e Alimentação. Estas atividades como um todo representam 23% do total da economia de Roraima, estando atrás apenas da Administração Pública que concentra sozinha 48%.

Gráfico 1 – Participação das principais atividades econômicas no Valor Adicionado Bruto da Produção em Roraima

Fonte: IBGE, Contas Regionais 2015.

Nota: Dentre as informações disponíveis para o PIB não é possível separar a participação do Comércio e da Manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas, assim como não é possível segmentar dentro da Atividade imobiliária o valor referente aos Alugueis Imputados.

Além da participação significativa na economia local, as atividades econômicas vinculadas ao FECOMERCIO/RR apresentaram crescimento real acima da média do Estado. Enquanto o PIB de Roraima cresceu em média de 2,8% nos últimos cinco anos, as atividades vinculadas ao FECOMERCIO/RR cresceram 4,9% no mesmo período.

Em relação a geração de empregos as atividades econômicas vinculadas a FECOMERCIO/RR empregam mais pessoas do que qualquer outra atividade, estando acima, inclusive da Administração Pública. Segundo dados do IBGE para o 1º trimestre de 2018 aproximadamente 69 mil pessoas estavam ocupadas nestas atividades, o que representa 35% do total de pessoas ocupadas em Roraima. Já a Administração Pública, empregava diretamente 57 mil pessoas no mesmo período.

Gráfico 2 – Pessoas ocupadas segundo grupamento de atividades econômicas em Roraima – 1º trimestre de 2018

Fonte: IBGE, PNAD Continua trimestral, 1º trimestre de 2018.

Nota: Dentre as informações disponíveis para o pessoal ocupado não é possível separar a participação do Comércio e da Manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas, assim como não é possível separar o pessoal ocupado especificamente das Atividades Imobiliárias, estando elas em conjunto com as atividades financeiras, de comunicação, profissionais e administrativas.