BRASIL SABOR Festival gastronômico realizado no Restaurante Sesc Orla reúne dez empresas locais

Uma noite regada a pizza, cojan, peixe a delícia, bolo de banana, entre outras iguarias marcou a realização da 13ª edição do Brasil Sabor 2018, no Restaurante Sesc Orla, no Centro de Boa Vista. O evento é de responsabilidade da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Roraima (Abrasel-RR), do Sindicato do Comércio de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Roraima (Sindihotéis) e da Ambev. Inúmeras instituições parceiras apoiaram a iniciativa, entre elas a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR).

Este ano, a edição contou com a participação de dez empresas do ramo de gastronomia, propiciando aos degustadores a oportunidade de conhecer o maior show de gastronomia do Estado. O renomado chef Ricardo Frugol apresentou aos convidados um risoto a base de cogumelos Yanomami, considerado a sensação dos cardápios mundiais.

“É a oportunidade das empresas do setor gastronômico em Roraima de mostrar toda a riqueza de cores e sabores da nossa região, bem como o do Brasil inteiro, pois esse evento acontece simultaneamente em todos os estados do país”, destacou a presidente da Abrasel/Sindihoteis, Tereza Mota, afirmando que há cinco anos o evento gastronômico não acontecia em Roraima.

Para o vice-presidente da Fecomércio-RR, Jadir Corrêa o evento vem de encontro com os interesses da classe empresarial, que é o de difundir a cultura roraimense, por meio de sua culinária. “Além de apresentar a sociedade o que há de bom em termos de iguaria regional, o evento proporciona a valorização das empresas locais que muito lutam para permanecerem no mercado roraimense. A organização está de parabéns e garanto que ações como está, só vem a engrandecer ainda mais o empresariado”, enfatizou.

IGUARIAS – Uma mistura completamente regional, com um sabor de quero mais. Pelo menos foi a comprovação do semblante de satisfação de quem degustava os sabores dos pratos tipicamente roraimenses. Uma peixada da cidade trouxe como iguaria, o cojan. “Trata-se de pequenas tiras de filé de peixe dourado, empanado, que é servido com molho rose e limão. É um prato muito servido no Estado, principalmente como tira-gosto. É muito bom”, comentou a chefe de cozinha Eduarda Martins.

Já o peixe ao molho de tucupi, foi outro prato apresentado por um restaurante regional no evento gastronômico. “É um filé de tambaqui, que é feito ao molho tucupi. Ele pode ser servido acompanhado de arroz, salada crua e farofa. O mais interessante desse evento é que podemos apresentar aos presentes as iguarias que considero criativas, e que não deixam nada a desejar, se comparado aos pratos regionais de outros estados”, enfatizou o chefe Manoel Vasques Domingos.

COGUMELOS YANOMAMI – Outra atração esperada pela noite foi sem sombra de dúvidas, o risoto com cogumelos Yanomami, cujo prato foi apresentado pelo renomado chef Ricardo Frugol, na cozinha show do evento. “É um prato muito saboroso e que hoje é a sensação do momento nos restaurantes mundiais. Não podemos esquecer que o cogumelo yanomami é uma espécie que só é encontrada nas térreas indígenas do Norte do país, em especial no Estado de Roraima”, finalizou.

Por Jânio Tavares