Artigo Técnico 14/2018 – Intenção de consumo das famílias no mês de abril de 2018

Artigo Técnico 14/2018 de 07 de maio de 2018

Intenção de consumo das famílias no mês de abril de 2018

Pelo segundo mês consecutivo caiu a intenção de consumo das famílias roraimenses, é o que mostra a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mês de abril o índice foi de 84, apresentando uma queda de 1,2% em relação a março.

Gráfico 1 – Intenção de Consumo das Famílias – Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O índice continua abaixo do nível de indiferença de 100 pontos, o que mostra que as famílias roraimenses permanecem pessimistas com suas intenções de consumo. Desde maio de 2015 este índice permanece abaixo do nível de indiferença, tendo o seu ponto mais crítico em julho de 2016, quando o indicador chegou a 78,1 pontos.

Dentre as dimensões que compõem o índice, o que se refere a intenção de compra de bens duráveis é o que apresenta o menor resultado, ficando em apenas 6,7 pontos. O que demonstra que as famílias roraimenses não têm intenção de comprar esse tipo de bem, pelo menos a curto prazo.

Gráfico 2 – Dimensões da Intenção de Consumo das Famílias – Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Por outro lado, a perspectiva profissional continua extremamente alta, ficando próxima a pontuação máxima de 200 pontos. Já as dimensões de emprego atual e renda atual se aproximaram ao nível de indiferença.