ELEIÇÕES 2018 1º secretário do Sincopeças-RR fala sobre ações que poderiam ser desenvolvidas pelo novo governo

Natural de Pernambuco, o empresário Ednaldo Vasconcelos residente em Roraima há 13 anos, lugar que escolheu para viver e constituir família. Casado e pai de um filho atua no ramo de autopeças há 12 anos, sendo que há 8 anos trabalha na condição de empresário. Em seu segundo mandato, como 1º Secretário da diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de Roraima (Sincopeças-RR), Ednaldo fala sobre as expectativas para as eleições 2018.

1 – O que o Senhor espera como ação do próximo governo, no tocante ao incentivo para que haja maior competitividade empresarial?

Resposta: Ao meu ver, a primeira coisa que o poder público deveria rever seria a situação dos impostos, pois pagamos muito caro e no final, não recebemos nenhum tipo de incentivo por parte dos governos. Também enfrentamos outra situação é a retenção das nossas mercadorias, que ainda passam por uma longa burocracia, mesmo quando pagamos antecipadamente os impostos, e muitas vezes acaba atrapalhando nossa vida.

2 – O que o senhor acredita ser prioridade do novo governo, no que diz respeito ao fortalecimento da economia local?

Resposta: Acredito que a diminuição do que se é cobrado pela carga tributária seria uma das formas que nos daria condições para que possamos trabalhar melhor, gerando emprego e ao mesmo tempo fortalecendo a economia local.

3 – Quais seriam os investimentos de infraestrutura e logística que o governo eleito poderia fazer pela classe empresarial local?

Resposta: É importante que tenhamos estradas em perfeito estado, para que possamos trazer os nossos produtos, com valores dos impostos mais acessíveis e com menos burocracia. É importante ressaltar que necessitamos ter uma energia elétrica produzida aqui em nosso estado, podendo ser não somente as de usinas, mas também a eólica e a solar, que podem ser exploradas em Roraima. Desta forma, conseguiremos trazer as grandes indústrias para investir no comércio local. Outro ponto é a internet, pois precisamos de um sistema mais ágil e seguro, principalmente nos municípios roraimenses.

4 – O que o governo deveria fazer para facilitar a vida da classe empresarial, principalmente os que estão iniciando seus trabalhos no ramo.

Reposta:  Infelizmente a burocracia na abertura de empresas acaba causando uma grande desmotivação para aquele empresário que sonha em abrir pela primeira vez o seu empreendimento. É necessário que se tenha mais dinamismo por parte das autoridades, bem como uma abertura de linha de crédito, com juros mais acessíveis, entre outras facilidades, para que o futuro empreendedor possa manter o seu negócio funcionando.

5 – Roraima está situado em uma tríplice fronteira, com a Venezuela e a Guiana Inglesa. O que o senhor acredita ser importante para que haja um maior intercâmbio comercial entre esses países e o Brasil?

Resposta: Somos um estado privilegiado, mesmo com a crise afetando a Venezuela, nosso país vizinho, pois acredito que lá a situação possa melhorar e tenhamos a oportunidade de exportar nossos produtos para o povo venezuelano. Já a Guiana Inglesa é a promessa que temos para escoar nossa produção para o mundo, principalmente com a construção da rodovia que ligará Roraima até aquele país, que possui um porto que favorecerá a nossa exportação para todos os países, principalmente os de primeiro mundo.