Sindicab acredita na geração de emprego e renda para fortalecimento da economia local

A nossa entrevistada é a presidente do Sindicato dos Cabeleireiros, Barbeiros do Estado de Roraima (Sindicab), Jeanne Fernandez Meira da Silva. Natural de Manaus (AM) mora em Roraima há 29 anos, onde casou e é mãe de três filhos. Técnica em Contabilidade e Formada em Estética Facial Corporal, atua no ramo da beleza há 27 anos.  1 – O que a Senhora espera como ação do próximo governo, no tocante o incentivo para que haja maior competitividade empresarial? Resposta: Que verdadeiramente houvesse maior valorização por parte do governo e que todas as reivindicações da classe fossem assistidas de perto. Que os cursos de profissionalização fossem ofertados, com maior qualidade e baixo custo para o empresário do ramo de cabeleireiros e esteticistas de Roraima. 2 – O que a senhora acredita ser prioridade do novo governo, no que diz respeito ao fortalecimento da economia local?Resposta: Assim como a educação são e segurança são prioridades para manter o equilíbrio social, os incentivos para a abertura de novas empresas, bem como a vinda de outras seriam essências para que geremos emprego e renda, e de forma direta fortaleceríamos a economia local.3 – Quais seriam os investimentos de infraestrutura e logística que o governo eleito poderia fazer pela classe empresarial local?Resposta: Valorizar primeiramente o empresarial local, pois são eles que geram economia para o estado. Seria importante que o poder público priorizasse a contratação desses empreendimentos. Infelizmente eles dão valor aos empreendimentos que vem de fora, oferecendo facilidades, no tocante a incentivos fiscais, entre outros benefícios, bem como muitos dos produtos oferecidos no mercado roraimense vem de fora, com impostos pagos para outros estados. Muitas vezes o empresário local, acaba fechando sua empresa por conta dessa situação. Seria interessante que se criasse uma cooperativa para um determinado tipo de segmento, como forma de valorizar os nossos.4 – O que o governo deveria fazer para facilitar a vida da classe empresarial, principalmente os que estão iniciando seus trabalhos no ramo.Reposta:Oferecer facilidades na hora de conceder o empréstimo financeiro, principalmente para aqueles que não têm condições de abrir e manter a sua empresa. Infelizmente há uma burocracia que acaba desestimulando o empresariado. Não podemos esquecer que essa situação também é muito frequente no processo referente a abertura de empresas, de contas, entre outras situações que atrapalham a vida do empreendedor, principalmente de quem está começando no mercado. A qualificação profissional também é muito importante nesse processo.5 – Roraima está situado em uma tríplice fronteira, com a Venezuela e a Guiana Inglesa. O que a senhora acredita ser importante para que haja um maior intercâmbio comercial entre esses países e o Brasil?Resposta: Infelizmente, no momento não tem como termos um bom intercâmbio com a Venezuela, principalmente por conta da forte crise econômica, política e social que está dificultando o desenvolvimento daquele país. Porém a abertura da fronteira Brasil/Guiana é importante para o escoamento das nossas mercadorias, que a meu ver será a oportunidade de comercializar e levar os nossos produtos locais para aquele país, pois sabemos que uma nação consumidora e não há artigos genuinamente brasileiros naquele lugar.