FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Artigo Técnico 04/2018 – Aumenta o número de desempregados em Roraima

Artigo Técnico 04/2018 de 23 de fevereiro de 2018

 

 

Aumenta o número de desempregados em Roraima

O ano de 2017 encerrou com 21 mil pessoas procurando emprego em Roraima, este foi a maior resultado já registrado desde o começo da série histórica, que se iniciou em 2012. Em 2016 e 2015 o total de desempregados era de 18 mil.

Gráfico 1 – População desocupada em Roraima

Fonte: PNAD Continua trimestral / IBGE

O aumento do número desempregado, contudo, não indica uma redução do número de pessoas ocupadas, que permaneceu estável em 190 mil pessoas. Houve apenas um aumento de pessoas que começaram a procurar emprego em 2017, seja por que entraram na idade de trabalhar e começaram a procurar emprego; e/ou pessoas que não procuravam emprego, mas que foram impelidos a procurar emprego; e/ou fluxo de imigrantes que se incorporaram a força de trabalho local, e estão procurando emprego.

Em termos percentuais a taxa de desocupação em 2017 ficou em 9,8%, elevando-se 1,1 pontos percentuais na comparação com 2016. Este foi o terceiro aumento seguido da taxa de desocupação em Roraima.

Gráfico 2 – Taxa de desocupação em Roraima

Fonte: PNAD Continua trimestral / IBGE

Em relação ao grupamento de atividade, a Administração pública continua sendo o segmento com o maior número de pessoas ocupadas em Roraima, com 54 mil pessoas, seguido Comércio com 42 mil. Os seguimentos da construção civil, da agropecuária, e o de informação/comunicação e atividades financeiras, imobiliárias contam cada um com 16 mil pessoas empregadas.

 

 

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir