Artigo Técnico 45/2017 – Existem 23 mil pessoas desocupadas em Roraima

Artigo Técnico 45/2017 de 22 de agosto de 2017

Existem 23 mil pessoas desocupadas em Roraima

No segundo trimestre deste ano Roraima possuía 23 mil pessoas desempregadas, segundo dados da PNAD Contínua trimestral do IBGE, o que representa um aumento de aproximadamente 2 mil pessoas a mais procurando emprego, em termos percentuais isso significa uma elevação de 8,6%.

O crescimento no número de desempregados fez aumentar a taxa de desocupação no Estado, que saiu de 10,3% no primeiro trimestre para 10,8% no segundo trimestre, ficando estatisticamente estável em relação à taxa do trimestre anterior.

Gráfico 1 – Taxa de desocupação em Roraima

Fonte: PNAD Contínua Trimestral – IBGE; Elaboração: SEPLAN-RR/CGEES.

Apesar do aumento da taxa de desocupação o número de pessoas ocupadas em Roraima aumentou no segundo trimestre de 2017, sendo criados em apenas três meses aproximadamente 6 mil novos postos de trabalho.

Tabela 1 – Estimativas trimestrais sobre o emprego em Roraima – 2017

Indicadores1° trimestre2° trimestre
Taxa de desocupação10,3%10,8%
População em idade de trabalhar346 mil346 mil
População na força de trabalho203 mil210 mil
População ocupada182 mil187 mil
População desocupada21 mil23 mil
População fora da força de trabalho143 mil136 mil

Fonte: PNAD Contínua Trimestral – IBGE; Elaboração: SEPLAN-RR/CGEES.

Em relação às demais Unidades da Federação, Roraima possui a 7ª menor taxa de desocupação, ficando abaixo da média do Brasil, que no mesmo período foi de 13%. Já em relação à Região Norte, o Estado possui a segunda menor taxa, ficando acima apenas de Rondônia, que no 2º trimestre do ano apresentou taxa de 8,9%.

Gráfico 2 – Taxa de desocupação no 2º trimestre de 2017