FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Artigo Técnico 28/2017 – Roraima apresenta a segunda maior geração de empregos formais no Brasil

Artigo Técnico 28/2017 de 11 de julho de 2017

Economista Fábio R. Martinez

 

Roraima apresenta a segunda maior geração de empregos formais no Brasil

 Pelo segundo mês seguido foi registrado aumento no número de postos de trabalho com carteira assinada em Roraima, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no mês de maio foram criados 267 novos postos de trabalho, sendo este o melhor resultado dos últimos 7 meses.

No acumulado do ano já foram criados 1.083 novos postos, o que é o maior número de empregos desde 2014. Em comparação com o total de pessoas empregadas o crescimento apresentado em Roraima nestes cinco primeiros meses do ano é o segundo maior do Brasil, com variação de 2,13%, ficando atrás apenas de Goiás, que cresceu 2,86%.

Gráfico 1 – Saldo e variação de empregos formais em Roraima – 2017

Fonte: CAGED/MTE.

 A maioria dos setores econômicos apresentaram saldos positivos no acumulado do ano, com destaque para o setor de Serviços, que entre janeiro a maio de 2017 criou 510 novas vagas. Este resultado foi influenciado pelo bom desempenho dos subsetores de Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação que gerou 211 novas vagas.

O setor da Construção civil foi o segundo maior, com geração de 341 novas vagas de empregos formais, seguido pelo setor de Comércio com saldo de 194. Neste setor destaca-se o subsetor de Comércio varejista, que depois de vários meses de queda, apresentou pelo segundo mês seguido saldo positivo na geração de empregos, criando no acumulado do ano 103 novos postos.

Gráfico 2 – Saldo de empregos formais por setor até maio de 2017 – Roraima

Fonte: CAGED/MTE.

 Dentre as profissões que tiveram os maiores saldos no acumulado de 2017 estão: Zelador com 518 postos; Repositor de mercadorias com 71 postos; Eletricista de instalações com 69 postos; Atendente de lanchonete e Faxineiro com 55 postos; e Auxiliar nos serviços de alimentação com 50 postos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os dados apresentados pelo CAGED estão sujeitos a alterações em decorrência do acréscimo de informações dos lançamentos fora do prazo.

 

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir