Artigo Técnico 20/2017 – Volume de vendas do comércio varejista em Roraima continua caindo em 2017

Artigo Técnico 20/2017 de 15 de maio de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Volume de vendas do comércio varejista em Roraima continua caindo em 2017

Pelo terceiro mês seguindo o volume de vendas do comércio varejista em Roraima vem apresentado quedas, no mês de março foi de -9,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, no acumulado do trimestre essa retração já chega a -11,2%, sendo este o segundo pior resultado dentre as Unidades da Federação, estando acima apenas do Espirito Santo, que no mesmo período encolheu -13,6%.

Gráfico 1 – Variação no acumulado do primeiro trimestre do volume de vendas e na receita nominal do comércio varejista – Roraima

Fonte: IBGE, PMC.

Este também foi o segundo pior resultado na série histórica, que se iniciou em 2001, tanto para o volume de vendas quando para a receita nominal, ficando atrás apenas do resultado apresentado em 2004.

Em relação ao Comércio Varejista Ampliando, que inclui as atividades de Veículos e de Material de Construção, além daquelas que compõem o varejo, o resultado também foi negativo, só que em menor proporção, caindo -3,5% no primeiro trimestre de 2017, sendo este o pior resultado para o trimestre desde 2005.

Gráfico 2 – Variação no acumulado do primeiro trimestre do volume de vendas e na receita nominal do comércio varejista ampliado – Roraima

Fonte: IBGE, PMC.

Isso mostra que isoladamente os segmentos de venda de veículos e de materiais de construção, em relação ao volume de vendas, estão em melhores condições do que as demais atividades do comércio varejista. Principalmente no que tange o setor de materiais de construção, já que o setor de construção civil em Roraima começa apresentar um reaquecimento e suas atividades, o que acaba por demandar um volume maior de materiais de construção.