FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Artigo Técnico 18/2017 – Roraima é o Estado que mais criou novas vagas de emprego na Região Norte

Artigo Técnico 18/2017 de 09 de maio de 2017

Economista Fábio R. Martinez

 

Roraima é o Estado que mais criou novas vagas de emprego na Região Norte

 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no primeiro trimestre de 2017 foram admitidos 5.440 trabalhadores, enquanto outros 5.110 trabalhadores foram demitidos, gerando assim um saldo positivo de 330 novos postos de trabalho com carteira assinada, este é o melhor resultado dos últimos 2 anos,

 

Gráfico 1 – Saldo de empregos formais no primeiro trimestre do ano – Roraima

Fonte: CAGED/MTE; Elaboração SEPLAN/CGEES.

 

O resultado positivo no primeiro trimestre de 2017 foi influenciado pelo aumento da contratação de novos empregos na Construção Civil, neste período o setor já criou 252 novos postos de trabalho. Dentre os profissões que mais cresceram neste setor encontram-se eletricistas, com 71 novos postos de trabalho; os serventes de obras, com 59; assistente administrativo, com 41; e operador de central hidrelétrica, com 37 novos postos.

Outro setor importante para a criação de novos empregos em Roraima foi o de Serviços, que nos três primeiros meses do ano gerou 218 novos postos de trabalho. O subsetor de Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação foi o responsável pela maioria dos empregos gerados neste setor, com um saldo positivo de 100 novos postos de trabalho, seguido pelo subsetor de ensino com 74 novos empregos.

 

Gráfico 2 – Saldo de empregos formais no primeiro trimestre de 2017 – Roraima

Fonte: CAGED/MTE

 

Os únicos setores que apresentaram saldo negativo no período foram a Indústria de transformação, com a perda de 5 posto de trabalho, e o Comércio com redução de 193 empregos com carteira assinada. No setor de Comércio o segmento de comércio varejista é o que vem perdendo mais postos de trabalho, pelo sexto mês seguido este subsetor demite mais gente do que admite.

Em relação a Região Norte, Roraima foi o Estado que mais gerou novos postos de trabalho no acumulado do primeiro trimestre. A Região como um todo perdeu mais de 15 mil postos de trabalho, com destaque negativo para o Estado do Pará, onde a retração foi de aproximadamente 8 mil postos. Amazonas perdeu cerca de 5 mil postos e Rondônia recuou pouco mais de 2 mil postos. Além de Roraima apenas Tocantins apresentou saldo positivo.

 

Gráfico 3 – Saldo de empregos formais no primeiro trimestre de 2017 – Região Norte

Fonte: CAGED/MTE

 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os dados apresentados pelo CAGED estão sujeitos a alterações, em decorrência do acréscimo de informações dos lançamentos fora do prazo.

 

 

Facebook
Twitter
Email
Imprimir