Artigo Técnico 10/2017 – Análise das atividades econômicas que fazem parte da FECOMERCIO/RR.

Artigo Técnico 10/2017 de 21 de março de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Análise das atividades econômicas que fazem parte da FECOMERCIO/RR.

A Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (FECOMERCIO/RR) abrange empresas de diversos segmentos do setor terciário da economia, as principais atividades econômicas que o compõem são: Comércio; Atividades Imobiliárias; e Serviços de Alojamento e Alimentação. Estas atividades como um todo representam 25% do total da economia de Roraima, estando atrás apenas da Administração Pública que concentra sozinha 46%.

Gráfico 1 – Participação das principais atividades econômicas no Valor Adicionado Bruto da Produção em Roraima

Fonte: IBGE, Contas Regionais 2014.

Nota: Dentre as informações disponíveis para o PIB não é possível separar a participação do Comércio e da Manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas, assim como não é possível segmentar dentro da Atividade imobiliária o valor referente aos Alugueis Imputados.

Além da participação significativa na economia local, as atividades econômicas vinculadas ao FECOMERCIO/RR apresentaram crescimento real acima da média do Estado. Enquanto o PIB de Roraima registrou crescimento de 2,5% em 2014, as atividades vinculadas ao FECOMERCIO/RR cresceram 7,4% no mesmo período.

Num contexto histórico, a média de crescimento real destas atividades nos últimos 12 anos foi de 6,8% ao ano, enquanto que a média geral de Roraima foi de 5,0% ao ano, já a da Administração Pública foi de 3,8% ao ano. Isso mostra que o Comércio, as Atividades Imobiliárias e os Serviços de Alojamento e Alimentação tendem a aumentar a sua participação no decorrer dos anos, e por outro lado, a Administração Pública, que é a principal atividade econômica de Roraima, deve  perder com o tempo um pouco de sua participação no PIB do Estado.

Em relação a geração de empregos as atividades econômicas vinculadas a FECOMERCIO/RR empregam mais pessoas do que qualquer outra atividade, estando acima, inclusive da Administração Pública. Segundo dados do IBGE para o ano de 2016 aproximadamente 64 mil pessoas estavam ocupadas nestas atividades, o que representa 35% do total de pessoas ocupadas em Roraima. Já a Administração Pública, empregava diretamente 51 mil pessoas no mesmo período.

Gráfico 2 – Pessoas ocupadas segundo grupamento de atividades econômicas em Roraima – 2016

Fonte: IBGE, PNAD Continua trimestral, 4º trimestre de 2016.

Nota: Dentre as informações disponíveis para o pessoal ocupado não é possível separar a participação do Comércio e da Manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas, assim como não é possível separar o pessoal ocupado especificamente das Atividades Imobiliárias, estando elas em conjunto com as atividades financeiras, de comunicação, profissionais e administrativas.

A importância das atividades econômicas vinculadas ao FECOMERCIO/RR aqui no Estado é ainda mais evidente quando analisamos o número de empresas instaladas em Roraima, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE para o ano de 2014, das 5.675 empresas e outras organizações que atuam no Estado, 3.280 são empresas do Comércio, das Atividades Imobiliárias e dos Serviços de Alojamento e Alimentação, o que representa 58% do total de empresas.