Artigo Técnico 08/2017 – Foram criadas 258 novas vagas de emprego formal em janeiro de 2017

Artigo Técnico 08/2017 de 15 de março de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Foram criadas 258 novas vagas de emprego formal em janeiro de 2017

A geração de empregos formais em Roraima no o mês de janeiro de 2017 obteve o melhor resultado desde 2011. Em janeiro deste ano foram criados 258 novos postos de trabalho com carteira assinada no Estado, já no mesmo mês de 2016 houve uma retração de -84 postos de trabalho. O resultado positivo em 2017 acaba com uma sequencia de cinco anos consecutivos de queda no saldo de empregos para o mês de janeiro.

Gráfico 1 – Saldo de empregos formais para o mês de janeiro – Roraima

Fonte: CAGED/MTE.

Roraima foi uma das nove unidades da federação que conseguiram contratar mais do que demitir em janeiro de 2017, enquanto que no total do Brasil extinguiram-se aproximadamente 41 mil postos de trabalho. Na Região Norte, Roraima foi o Estado que mais criou novos postos de trabalho.

Gráfico 2 – Saldo de empregos formais para o mês de janeiro – Região Norte

Fonte: CAGED/MTE.

Todos os setores econômicos apresentaram saldo positivo em Roraima, com destaque para o setor de Serviços que gerou 109 novos postos de trabalho, graças ao bom desempenho do subsetor de alojamento e alimentação, que sozinho gerou 71 novos postos.

Em relação às funções ocupacionais que mais geraram novos postos de trabalho em janeiro de 2017, destacam-se: zelador, com 46 novos postos de trabalho; trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas com 38; e repositor de mercadorias com 27.

As funções ocupacionais que apresentaram as maiores retrações no saldo de empregos foram: vendedor de comercio varejista com -63 postos de trabalho; motorista de ônibus rodoviário com -14; e pedreiro com -13.