Artigo Técnico 06/2017 – 18 mil pessoas estão desempregadas em Roraima

Artigo Técnico 06/2017 de 15 de março de 2017

Economista Fábio R. Martinez

18 mil pessoas estão desempregadas em Roraima

A taxa de desocupação calculada pelo IBGE através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) para o último trimestre de 2016, mostra que em Roraima 9,2% das pessoas de 14 anos ou mais de idade estão desempregadas, o que equivale a 18 mil pessoas procurando por uma vaga de emprego aqui no Estado.

Gráfico 1 – Taxa de desocupação e número de pessoas desocupadas em Roraima

Fonte: PNAD Continua trimestral- IBGE.

Em comparação com o terceiro trimestre de 2016, houve uma retração no número de desempregados em Roraima, na época a taxa de desocupação era de 9,7%, e existiam 20 mil pessoas desempregadas. Contudo, a taxa de desocupação no quarto trimestre de 2016 é a maior já registrada para um fechamento de ano desde 2012, data a qual o IBGE começou a calcular o indicador para todas as Unidades da Federação.

Na Região Norte o ano de 2016 encerrou com mais de 1 milhão de pessoas desempregadas, atingindo a taxa de desocupação de 12,7%. O Estado da Região com a maior taxa de desocupação foi o Amapá com 16,8%, seguido do Amazonas com 14,8% e Tocantins com 13,1%. Rondônia foi o que apresentou a menor taxa de apenas 7,8%.

Gráfico 2 – Taxa de desocupação e pessoas desocupadas na região Norte – 2016

Fonte: PNAD Continua trimestral – IBGE.

O rendimento médio habitualmente recebido por mês das pessoas ocupadas em Roraima no quarto trimestre de 2016 foi de R$ 2.090, sendo o maior da Região Norte, empatando com o rendimento do Amapá. A média do rendimento da Região ficou em R$ 1.546. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o rendimento médio dos trabalhadores roraimenses aumentou 14,2%, atingindo o maior valor desde 2012.

Gráfico 3 – Rendimento médio habitualmente recebido por mês das pessoas ocupadas no quarto trimestre do ano – Roraima

Fonte: PNAD Continua trimestral – IBGE.