Artigo Técnico 04/2017 – Roraima foi a única Unidade da Federação que criou novas vagas de emprego em 2016

Artigo Técnico 04/2017 de 15 de março de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Na contramão do que aconteceu nas demais Unidades da Federação, em 2016 Roraima conseguiu criar 84 novos postos de empregos formais, apesar do número discreto, as outras 26 Unidades da Federação extinguiram em conjunto mais de 1,3 milhões de postos de trabalho com carteira assinada.

Em termos proporcionais a Unidade da Federação que mais perdeu postos de trabalho foi o Rio de Janeiro, com uma retração de -6,36%, seguido do Pará com -5,14% e Sergipe com -5,13%.

Gráfico 1 – Variação relativa de empregos formais por Unidade da Federação – 2016

Fonte: CAGED/MTE.

O resultado positivo no ano de 2016 decorre do bom desempenho do setor de Serviços, que criou 364 novos postos de trabalho; da Agropecuária, que gerou 162 novos postos de trabalho; e dos Serviços Industriais de Utilidade Pública (água, energia e limpeza urbana), com saldo de 102 novos postos de trabalho. Contudo, apesar do saldo positivo, alguns setores apresentaram acentuação retração no saldo de postos de trabalho aqui no Estado. Os que mais se destacam foram o Comércio, que extinguiu 430 postos de trabalho com carteira assinada, e a Construção Civil com -96 postos de trabalho.

Gráfico 2 – Saldo de emprego formal por setor em Roraima – 2016

Fonte: CAGED/MTE.

Em relação as funções ocupacionais que mais geraram novos postos de trabalho destacam-se: servente de obras, com 105 novos postos de trabalho; trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas com 79; e zelador com 56.

As funções ocupacionais que apresentaram as maiores retrações no saldo de empregos foram: vendedor de comercio varejista com -123 postos de trabalho; serrador de bordas no desdobramento de madeira com -82; e vigilante com -81.