Quem Somos

A Fecomércio Roraima é representante da Categoria de Bens, Serviços e Turismo no Estado de Roraima.

A Federação foi fundada no dia 10 de abril de 1991, mesmo ano que passou a ser integrante do Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio – Sicomércio, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O principal objetivo da Fecomércio é atender os anseios e necessidades dos segmentos que representa. Com o surgimento de uma entidade única, foi criado o Sistema Fecomércio/RR, reunindo os braços operacionais Sesc/RR e Senac/RR.

O Sistema Fecomércio Roraima possui também o IFPD – Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento. O IFPD desenvolve um trabalho de ações que promovem o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, a modernização de procedimentos, melhoria da renda e da qualidade de vida dos moradores de Roraima. A Fecomércio se preocupa com a educação infantil e a Creche Fecomércio “Carlos Roberto da Costa”, foi implantada para atender não só os filhos do trabalhador do comércio, mas também os moradores da zona Oeste de Boa Vista.

A missão da Fecomércio Roraima é estudar, propor e adotar medidas para solução das questões relativas ao desenvolvimento dos setores econômicas por ela coordenadas e representadas, a nível municipal, estadual, regional, nacional e internacional. Conta com os serviços de consultoria jurídica, econômica e sindical. Defende as categorias nas CCT – Convenções Coletivas de Trabalho e na representação parlamentar.

A Fecomércio em Roraima reúne 13 sindicatos patronais do setor do comércio de bens, serviços e turismo e representa mais de 33 mil empresas, geradoras de aproximadamente 45 mil empregos formais, o que corresponde a 61% do total de pessoas ocupadas em Roraima.